Anelideos
Os anelídeos são um filo de animais portadores de metâmeros segmentados, são animais com corpo alongado, com simetria bilateral, segmentado, triblásticos, protostómios e celomados.
Eles são considerados os mais complexos dos vermes. Eles têm tubo digestório completo, respiração cutânea e sistema circulatório fechado (em que o sangue só circula dentro dos vasos).
Na maioria das vezes, os anelídeos são hermafroditas, isto é, cada animal possui os dois sistemas reprodutores: o masculino e o feminino. No entanto, eles realizam fecundação cruzada e recíproca, ou seja, dois animais hermafroditas cruzam e se fecundam mutuamente.
Oligoquetos: Apresentam poucas cerdas, não têm parapódios nem cabeça diferenciada. São vulgarmente conhecidos como minhocas.
Poliquetos: Apresentam, em cada segmento do corpo, muitas cerdas implantadas em expansões laterais denominadas parapódios.
Hirudíneos: São desprovidos de cerdas, parapórdios e cabeça diferenciada. Sanguessugas.
A grande diferença entre os vermes anelídeos e os outros vermes é a organização, do corpo que são em segmentos ou anéis, que se repetem no sentido do comprimento do animal.
O sistema nervoso é constituído por uma cadeia nervosa ganglionar e ventral; O sistema sensorial é pouco desenvolvido; raramente são encontrados órgãos visuais; O tubo digestivo dos anelídeos é completo: iniciado pela boca; depois a faringe, que se comunica com o esôfago; depois o intestino e acaba no intestino terminal, que geralmente é curto; O sistema excretor dos anelídeos é constituído por metanefrídeos.
O habitat dos anelídeos pode ser a água dos mares e oceanos ou a água doce e a terra úmida.
A maioria das minhocas (oligoquetos) vive em terra úmida. Os poliquetos são vermes marinhos, vivendo enterrados na areia das praias. Os hirudíneos são espécies marinhas e existem aqueles que habitam terra úmida.
O tubo digestivo é bastante especializado, devido à variedade das dietas, uma vez que muitas espécies são predadoras,