Anelideos
Os anelídeos são animais que apresentam o corpo segmentado em vários anéis. Um de seus representantes é a minhoca.
Características gerais
Os anelídeos são animais que apresentam o corpo cilíndrico divididos em vários segmentos ou anéis. As minhocas e as sanguessugas pertencem a esse grupo. Este filo inclui espécies marinhas, de água doce e terrestre.
Outra característica de muitos anelídeos é presença de cerdas, pequenos filamentos rígidos que auxiliam na locomoção. Os anelídeos respiram pela pele, que é muito fina e úmida. A digestão é somente extracelular e o tubo digestório é completo, ou seja, tem boca e ânus.
Classificação dos anelídeos
Os anelídeos podem ser divididos em três classes: os hirudíneos, os poliquetos e os oligoquetos.
Os hirudíneos não apresentam cerdas, como as sanguessugas.
Os poliquetos têm muita cerda no corpo, como a Nereis.
Os oligoquetos são caracterizados por terem poucas cerdas no corpo. As minhocas são os oligoquetos mais conhecidos. Próximo à boca desses animais há uma região chamada clitelo, formada por segmentos que produzem muco, que auxilia no deslocamento e mantém a umidade da pele. Além disso, o clitelo tem importante papel durante a reprodução.
As minhocas vivem em solos úmidos. Esses anelídeos ingerem porções de, terra de onde retiram restos vegetais, que são usados como alimento. Ao se alimentar, as minhocas cavam túneis que contribuem para a aeração do solo e suas fezes servem como adubo.
Os anelídeos compreendem cerca de quinze mil espécies, como representantes que vivem no solo úmido, na água doce e na água salgada. Porem ser parasitas ou de vida livre. Alguns são hermafroditas, mas existem também os que apresentam sexos separados. Um dos mais conhecidos animais deste grupo é a minhoca.
Características gerais das minhocas
O corpo das minhocas é cilíndrico, alongado e dividido em anéis – que variam