Como os poderosos caem
No dia 19 de maio de 2009 foi o lançamento do novo livro de Jim Collins "How the Might Fall" (Como os poderosos caem). Collins é o autor de Good to Great, considerado por muitos como o melhor livro de negócios de todos os tempos.
"How the Mighty Fall" ainda não tem data de lançamento no Brasil, pelo menos não encontrei nada no web site da Editora Campus mas imagino que esteja em processo de produção.
Os livros anteriores de Collins falavam sobre a ascensão das empresas, esse fala sobre como as empresas declinam com o tempo. Entre as empresas que cita no livro está a Circuit City - mega cadeia de lojas de informática que fechou as portas nos EUA.
No livro Collins fala sobre os 5 estágios do declínio (eu pessoalmente não gosto muito dessas coisa de 5, 6 ou 7 maneiras de fazer algo, but, não deixa de ser uma maneira inteligível de mostrar as coisas).
Os 5 estágios da quebradeira são:
1o. Hubris Born of Success. Quando o sucesso se transforma em uma arrogância visível por funcionários, fornecedores, clientes e comunidade. Eu mesmo vi isso com a Novell nos anos 90. Quando eles achavam que a Microsoft jamais conquistaria o mercado de redes, e se recusavam a conversar sobre novos negócios com as pequenas revendas como a Brasoftware que estava começando.
2o. Undisciplined Pursuit of More. Você começa a perseguir mais riscos e riscos e riscos achando que pode dar conta de tudo e quebra a cara porque obviamente não consegue ser bom em tudo. A crescente perda de foco leva a perda de bons funcionários, queda no serviço, gastos desnecessários, gorduras etc etc etc.
3o. Denial of Risk and Peril. Nessa fase você continua sendo visto como "rei da cocada preta" do lado de fora, mas internamente alguns começam a perceber que as coisas não estão bem. O acúmulo de decisões erradas começam a crescer a ponto de fazer o negócio andar para trás. Nessa fase a turma que decide ainda nega os problemas internos. Justamente quem vê