Custos
O presente projeto consiste em uma análise de preços e custos sobre um MEI (Micro Empreendedor Individual) na atuação do mercado de sorvetes, que através de máquinas como a italianinha estabelecem seus preços e custos numa época em que o calor está mais predominante e os clientes sujeitos a procurar esses meios fáceis de conseguir refrescar-se.
A formação de preço dos produtos e serviços consiste no processo de condições de muitas variáveis diferentes, de acordo com a condição do mercado, na aceitação dos produtos e serviços. Os custos evidenciam e afetam os preços em situações que o mercado seja favorável, levando em conta a concorrência do mercado que é ampla, assim os preços podem ser fixados com base nos custos, no mercado ou uma combinação entre ambos. Os processos de custeamento é que nos leva a uma adequação de um menor custo para a sua formação de preço.
O preço como fator determinante é uma poderosa arma para agradar clientes, sendo necessária uma contabilidade de custos e uma análise dos fatores internos e externos da empresa, para implantação de uma gestão de preços relevantes para obtenção de um retorno satisfatório.
Os gastos são relacionados a custos diretos e indiretos, definindo-se assim os gastos diretamente ligados com a produção do bem. Com esse controle pode-se observar seus custos variáveis, e também o desembolso à vista ou a prazo para obtenção de bens ou serviços, independentemente de sua utilização na organização. Como foi dito por Leone (2000, ps. 19-20) “A Contabilidade de Custos é o ramo da Contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões”. (Leone: 2000, ps. 19-20)
Para que o custo possa ser bem controlado, o ideal é ser apurado mensalmente, para que tenha um controle fixo de sua variação, observando-se se o