Custos
Produto
Certo
Lugar Certo
Quantidade Certa
Hora Certa
Menor Custo
INTRODUÇÃO
Uma das principais funções da Logística consiste no controle e administração dos seus Custos. Na verdade o desafio principal consiste em administra-los em relação ao Nível de Serviço desejado pelos Clientes.
Proporcionar um maior Nível de Serviço sem que isso acarrete um acréscimo substancial dos Custos consiste num dos principais trade-offs da Logística.
O grande problema é que cada vez mais os Clientes demandam um maior serviço, ao passo que não estão dispostos a pagar a mais por isso.
Uma vez que o preço é um qualificador;
O Nível de Serviço consiste no diferenciador perante o mercado.
INTRODUÇÃO
Sendo assim, a Logística ganha uma função importante na busca da empresa pelo ganho de mercado. Agregando valor aos produtos através do Serviço, a Logística pode contribuir de várias formas, dentre as quais destacamos:
A maior redução no prazo de entrega;
A maior disponibilidade de produtos;
A entrega com hora determinada;
O maior cumprimento do prazo de entrega;
Maior facilidade de colocação de pedidos.
CUSTOS LOGÍSTICOS
De acordo com o Instituto dos Contadores Gerenciais – IMA (1992), os custos logísticos são aqueles relacionados ao planejamento, implementação e controle de todo o inventário de entrada (inbound), em processo e de saída (outbound), desde o ponto de origem até o ponto de consumo.
GASTO, CUSTO E DESPESA
Gastos
É o sacrifício financeiro arcado pela empresa para obtenção de um produto ou serviço qualquer. Pode ser originado pela entrega efetiva do produto ou serviço, ou pela promessa de entrega futura de ativos. Ex.: Aquisição de pneus.
Custos
Está diretamente ligada à produção de bens ou serviços.
É um gasto que só é reconhecido efetivamente como tal no momento de sua utilização na fabricação de um produto ou na execução de um serviço.
É um gasto relacionado com um bem ou