Custos
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CUSTOS
Disciplina: Economia e Negócios I
Professor: Luís A. S. Bertussi
Acadêmicos: Danielle Antoniolli, Darieli Nervo, Evelyne Sasset, Giovanni Saugo Chagas, Marcos Roberto Langaro e Patrick Bueno Navarro
Passo Fundo, maio de 2013.
Resumo
O novo conceito empresarial brasileiro iniciado com a globalização, que permitiu a entrada de empresas estrangeiras com alto grau de desenvolvimento de produtos e serviços, trouxe para as empresas nacionais, porte ou volume de faturamento, a necessidade de aprimorar suas técnicas de gerenciamento de resultados e custeio dos seus produtos, até porque muitas empresas não estão cientes de que uma proporção de seus produtos, em nada contribuem para o lucro e até o prejudicam.
Assim entende-se por custo a soma dos valores de bens e serviços consumidos e aplicados para obter um novo serviço. Assim, não se apuram somente custos de utilidades físicas (bens, mercadorias), mas também se apuram custo de serviços (fretes, seguros). Porém os custos somente ocorrem quando houver consumo ou venda.
Aplicando os custos na prática chegamos até a contabilidade de custos que é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.
Dentro da mesma encontram-se os métodos de custeio que são as formas como as empresas agregam ao preço de venda seus custos de fabricação, temos então o método por absorção, o método de ABC, o padrão e o variável.
Os custos precisam ser classificados para atender as diversas finalidades para as quais são apuradas, podem ser: Quanto aos produtos fabricados (diretos e indiretos) e quanto ao comportamento em