Bacharel
TEMA: Atitudes diante da luta: o que fazer?
TEXTO: Miquéias 7.7- “Eu, porém, olharei para o Senhor e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá”.
INTRODUÇÃO: quando lemos o texto de Miquéias 7 observamos uma situação de desordem generalizada em toda a Judá e Jerusalém: famílias em confronto, autoridades corrompidas pelo dinheiro e poder gerando desespero em todo povo. Se contextualizarmos vamos nos deparar com a mesma situação nos dias atuais mudando apenas a época dos fatos. Miquéias, como homem de Deus, toma uma atitude diante de todo aquele quadro; e eu e você? Como andam nossas atitudes em meio ao caos instalado em nossos dias? É exatamente sobre isso que vamos falar hoje: atitudes diante das lutas: o que fazer? Vamos ler o texto de Miquéias 7.7 e entender qual foi a atitude de Miquéias.
- Olhe para o Senhor – do hebraico Tsaphah que possui o significado de vigiar e também guardar. Fato de extrema importância para a vida cristã, visto que devemos vigiar em nossas atitudes (Mateus 26.41 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”) e guardar os preceitos de nosso Deus (Salmo 119.11 “Guardo a Tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.”). Olhar para o Senhor traz a ideia de confiar, firmar seus olhos no Senhor e não nas circunstancias e problemas que possam atrapalhar a caminhada. Onde nossos olhos têm sido colocados? Nos problemas, dificuldades, em nossa própria força e conhecimento? Devemos firmar nossa fé no Deus imutável, firme e não em coisas superficiais dessa terra. Vamos olhar para nosso Salvador e Redentor pois somente dele vem o nosso socorro.
- Espere no Senhor – a palavra Yachal, também do hebraico significa esperar e também demorar (Isaias 64.4 “Nunca ninguém viu ou ouviu falar de outro deus além de Ti, um deus que faz coisas assim em favor dos que Nele confiam.”). Se olharmos com um olhar um pouco mais profundo, perceberemos