roma e a educação
Roma e a Educação
1 – A ROMA ARCAICA ENTRE ETRUSCOS E MAGNA GRÉCIA: MODELOS EDUCATIVOS
A história dos romanos inicia-se no segundo milênio a.C., onde originou-se a partir da fusão de dois povos: os latinos e os sabinos. Roma é a capital da Itália e sede da província com o mesmo nome, na região do Lácio e espalha-se pelas margens do rio Tibre e próxima ao litoral.
Podemos dividir a história romana em três períodos:
1 – REALEZA (de 753 a 509 a.C.): da fundação de Roma à queda do último rei entrusco
2 – REPÚBLICA (de 609 a 27 a.C.): de inicio prevalece a luta entre patrícios e plebeus, e depois ocorre o expansionismo militar
3 – IMPERIO (de 27 a.C. à 476 a.C.): da instauração do império à sua queda, com a invasão dos bárbaros. O período do Império, por sua vez, é subdividido em Alto Império e Baixo Império. O Alto Império (27 a.C.- 235 a.C.) é a fase em que esteve em vigor o regime político do principado. O Baixo Império (235-476), o regime político do dominato.
A LEGIÃO ROMANA
Não havia idade ideal para listar-se nas legiões, mas a maioria se alistava logo após a maioridade, que em Roma era aos 17 anos. Os soldados eram voluntários se comprometeriam a 25 anos de serviço exaustivo.
A maioria dos escravos era conquistada através de suas derrotas, mas alguns eram homens livres, vendidos como escravos para pagar suas dívidas e o seu valor variava dependendo de suas qualidades: idade, beleza e força.
Os escravos cozinhavam, cuidavam do jardim, colocavam lenhas nas fogueiras e limpavam as casas. Os escravos mais educados serviam de tutores, administravam as contas ou ajudavam a gerenciar o negócio do dono.
No começo de Roma e na Roma Republicana, as mulheres não tinham nenhum direito. O pai de família era quem tinha todo o poder de vida e morte sobre cada membro da casa. Ele criava as regras que deviam ser obedecidas por todos, até mesmo pelos filhos adultos. O chefe da família decidia com quem seus filhos se casariam, se um novo bebê