historia da etica
É um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano.
A ética na antiguidade:
A ética nasceu na Grécia, praticamente junto com a filosofia, embora seus preceitos fossem praticados entre outros povos desde os primórdios da humanidade, mesclados ao contexto religioso, tentando pautar regras de comportamento para permitir o convívio entre indivíduos agrupados no conjunto da sociedade.
Momento em que surgiram discussões que até hoje fomentam reflexões éticas.
Apesar dos pré-socráticos se inserirem neste contexto.
O conhecimento seria o meio do individuo se aperfeiçoar, tornando-se virtuoso pelo amadurecimento intelectual; enquanto a ignorância representa o vicio.
Desta concepção decorreu a fundamentação da ética em volta da liberdade, virtude e bondade.
Parâmetros que nortearam o pensamento ético, onde a felicidade é definida como a própria virtude, garantia da liberdade.
Antes de Aristóteles, herdeiro da tradição socrática, Platão tratou a ética como componente indissociável da vida política, da harmonia entre os habitantes.
Sua tarefa seria promover o nivelamento entre os indivíduos, diluindo as diferenças em prol do bem comum.
A ética deveria permitir que os indivíduos partilhassem o poder, impedindo a concentração do governo nas mãos de um segmento da sociedade ou de um individuo.
Portanto, fornecendo limites à liberdade, equalizando diferenças sociais e econômicas, a ética deveria fazer o sujeito se preocupar com o outro, partilhando o poder.
A questão é que a tentativa de organizar a distribuição do poder desvirtua o homem, corrompe a busca da felicidade coletiva em favor da ilusão hedonista individualizada.
A ética moderna:
Entre os séculos XVI e XVIII, as discussões éticas estiveram centralizadas no embate entre racionalismo e empirismo.
A Idade Moderna foi à época da formação e consolidação dos Estados Nacionais europeus, precedendo a Revolução Francesa e