historia ética
Em diferentes tempos históricos as doutrinas éticas surgem e se desenvolvem emsociedades como respostas aos problemas básicos apresentados pelas relações entre oshomens, e, em particular, pelo seu comportamento moral efetivo. Ética e história serelacionam duplamente:a) com a vida concreta e com a moral dentro delas; b) com a sua história própria, já que cada doutrina está em conexão com as anteriores.Podemos perceber que em toda moral efetiva se elaboram certos princípios, valoresou normas. Mudando radicalmente a vida social, muda também à vida moral e as doutrinaséticas que as perpassam. Interessante observarmos que implicações as várias doutrinaséticas da história possuem ainda em nossas vidas, como se todas habitassem nossocotidiano, de forma mais ou menos simultânea. Veremos, a seguir, uma síntese dascontribuições de alguns autores.
1.
Ética Grega
Embora as expressões utilizadas fujam ao nosso vocabulário usual de hoje, é possívelencontrar características nas contribuições da filosofia grega que perpassam nossocotidiano, como a valorização da razão, e a ênfase no desenvolvimento das pessoas rumo auma suposta felicidade (entendida, neste caso, como uma vida contemplativa). Aoestabeleceram alguns parâmetros teóricos, estes autores fizeram um esforço de ética para produzir referentes à prática moral de suas sociedades.
Os sofistas
As primeiras contribuições a destacar seriam as dos ‘sofistas’ (que originalmente,significava ‘sábios’), na Grécia do século V a.C., cuja atenção se destinava à retórica e àarte de convencer, importante habilidade para a crescente atividade política da polis
. Tal prática persuasiva/argumentativa entre os sábios levou, no entanto, a uma produçãorelativista que dificultava o estabelecimento de normas universalmente válidas.
Sócrates
Sócrates (470-399 a.C.), então, rejeitará o relativismo sofista e proporá oconhecimento do homem como prática fundamental (“conhece-te a ti