filosofia robbes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CCH
ESCOLA DE EDUCAÇÃO - EE
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - PEDAGOGIA- NOTURNO – 2º PERÍODO
DOSCENTE: JOSÉ DAMIRO
DISCENTES: LUCIANA BARBOSA MEDEIROS
1. Quais são os fatores que estão na origem da luta entre os homens, em Hobbes?
2. O que é contrato e o que é pacto? Em que reside essencialmente à diferença entre eles?
3. Em Rousseau, a quem interessa o contrato social?
4. Disserte sobre o seguinte trecho. (p.112)
“Se vemos um punhado de poderosos e de ricos no cume das grandezas e das fortunas, enquanto a multidão rasteja na obscuridade e na miséria, é porque os primeiros só dão valor as coisas de que gozam por estarem os demais privados delas e, porque, sem mudar de estado, deixariam de ser felizes se o povo deixasse de ser miserável”.
5. Disserte sobre 3 conceitos inovadores em Comenius.
Respostas.
1- Os fatores que estão na origem da luta são: Competência, desconfiança e glória. A competência impulsiona os homens a atacar para obter algum benefício; a desconfiança garante-lhes a segurança e a glória a reputação. A primeira utiliza a violência, para se apossar das pessoas, a segunda para defender esses bens, e a terceira faz com que se recorra á força por motivos insignificantes.
2- Contrato- Designa a transferência mútua de direitos. Em um pacto, uma parte cumpre o que foi contratado, e espera que a outra cumpra a dela em um determinado momento, sem desconfiança.
A diferença entre eles está em que no contrato, ambos cumprem o direito do outro, e no pacto as duas partes podem contratar no presente aquilo que será cumprido em uma determinada data.
3- Interessava a população em geral, pois o contrato social era um modo de garantir a segurança da vida em sociedade.
4- Rosseau valoriza a razão e, também as emoções, como Filosofo, ele representava as aspirações das camadas populares de sua época.