filosofia
Nome: Stéfani Makoski Aquino Nº: 28
Turma: NO 212
Disciplina: Filosofia
O pacto e a instituição da sociedade
A sociedade foi organizada pelos seres humanos através do pacto coletivo, utilizando como base a forma de convivência dos indivíduos. Esse pacto estabelecia leis, regras, atuando como árbitros nas disputas ocorridas entre os membros. As filosofias que seguiram baseadas nessa ideia ficaram conhecidas como contratualismo ou jusnaturalismo.
Thomas Robbes foi o primeiro filósofo contratualista, ele defendia um poder monárquico e absolutista na suas obras, onde nas suas argumentação ele desenvolve a ideia de contrato social. Para Robbes os seres humanos nem sempre viveram em comunidades pois acreditava que os indivíduos eram egoístas, viviam em guerras constantes e inseguros, pois cada um queria impor o que achava certo, onde venciam os mais fortes, para os filósofos contratualistas os indivíduos cansaram de viver dessa forma e então como uma forma de sobrevivência passaram a viver em agrupamentos sociais, onde estavam de forma organizada.
Segundo Hobbes, esse pacto foi uma forma de garantir a paz de todos, garantido seus direitos de vida e acumulação de bens, pois os indivíduos renunciaram sua liberdade natural para terem a segurança de todos, eles resolveram viver seguindo as leis e regras de um único chefe, ele que tem como missão garantir a segurança de todos.
Antes desse contrato social não avia povo mas sim multidão, pois não havia uma unidade entre eles, de acordo com Hobbes , depois do pacto é que a multidão se torna um povo. Para Robbes os indivíduos não poderiam cancelar o pacto, exceto se o soberano não estivesse atendendo as condições de segurança de vida a todos. Essa ideia de contrato social de Robbes serviu como matrizes para outras teorias políticas.
Instituto Estadual de Educação Sapiranga
Nome: Nº: Turma: absolutista – sobrevivência – contratualista - liberdade – multidão - comunidades –