Artigo Um Discurso Sobre A Ciencia
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DIVINÓPOLIS – FUNEDI
Instituto Superior de Educação e Pesquisa – Inesp
ARTIGO: UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS – BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS.
Jonnas Max Costa
Divinópolis
Novembro 2007
Jonnas Max Costa
ARTIGO: UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS – BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS.
Artigo apresentado ao prof.° Leandro Pena Catão, responsável pela disciplina de Metodologia
Cientifica do 2° período do curso de Psicologia, para obtenção parcial de crédito.
Divinópolis
FUNEDI – INESP
2007
ARTIGO: UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS – BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS.
FUNEDI – UEMG
INESP
Instituto de Ensino Superior e Pesquisa
Curso de Psicologia
Desde o século XVII o debate sobre o conhecimento centrou-se na ciência moderna, nos fundamentos da validade privilegiada do conhecimento científico, nas relações deste com outras formas de conhecimento, nos processos de produção da ciência e no impacto da sua aplicação.
O que distingue o debate moderno sobre o conhecimento, dos debates anteriores, é o fato de a ciência moderna se ter proposto não apenas compreender o mundo ou explicá-lo, mas também transformá-lo, e para maximizar a sua capacidade de transformar o mundo, ela se ter pretendido imune às transformações deste. E é isso que está também na origem do calor que tal debate recentemente assumiu no conjunto de episódios conhecido por "guerras da ciência"
Alguns dos citados no “Um discurso sobre as ciências” como, Max Weber, Ricardo Pareto, Marx Durkheim, não devem ser colocados entre os cientistas, sem que isso diminua a sua estatura e influência intelectuais. Isso será mais evidente quando se lembrar de que se ocupa a ciência. O texto refere-se tambem, a Rousseau de quem dizem que alguns pós-modernos se consideram filhos, intelectuais, é claro, por que Rousseau enjeitou os filhos naturais derramando muitas lágrimas, ao que ele mesmo conta.
Claro que algumas