Comparação entre artigo científico e artigo de divulgação
Adelson dos Santos
Resumo: Neste trabalho será analisado o discurso de artigos científico e de divulgação publicado em uma revista acadêmica e em uma revista de divulgação que, embora tendo o mesmo autor e as mesmas condições de produção, apresentam características distintas na linguagem, principalmente nos diferentes graus de cientificidade e didaticidade, mas não apenas como reformulação de um discurso original, porém um discurso próprio, vinculado ao discurso comunicativo, posto que a atividade de divulgação científica requeira um efetivo trabalho de formulação de um discurso novo que apresenta um dialogismo, sob variadas formas, com o discurso científico.
Palavras-chave: Artigo científico. Discurso. Análise. Cientificidade.
1. Introdução
Há concordância entre especialistas da área da comunicação e da linguagem que há uma transformação da linguagem especializada do discurso científico para a linguagem não especializada no processo de divulgação científica para o público leigo. É caracterizada em dois tipos a exposição do conhecimento científico: a disseminação científica, destinada a público especializado, que tanto pode envolver a mesma área de conhecimento ou áreas distintas; e divulgação científica, que tem como alvo o público em geral. No que concerne ao segundo tipo, fica evidente a transformação da linguagem técnica, especializada em linguagem não-especializada, de modo a tornar o conteúdo acessível ao maior número de leitores.
A comunidade científica se relaciona entre si e com o restante da sociedade de maneira distinta. Enquanto a academia é uma audiência cativa para os artigos científicos, o mesmo não se diz em relação aos artigos de divulgação. Sendo assim, os autores e os veículos em que são divulgados necessitam utilizar das várias funções da