artigo cientifico
De acordo com a NBR 6022 (2003), o artigo científico constitui-se de uma elaboração individual ou coletiva que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados acerca das mais diversas áreas do conhecimento. A estrutura básica é constituída de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, com uma sequência direta nas páginas (não se abre uma nova página a cada seção/título.
O artigo deve ter entre 15 e 20 páginas (contando do seu título até as referências). Somente Apêndices e/ou anexos podem ser acrescidos a esse limite de páginas. O espaçamento é 1,5, a letra Times New Roman, tamanho 12. Todas as páginas são numeradas, contudo a numeração só aparecerá a partir da segunda página.Um artigo científico, ao contrário de qualquer texto que você encontra na internet (tal como este) ou em livros, é necessariamente produto de uma criteriosa avaliação cética por vários membros acadêmicos, cientistas; desta maneira, pode-se aceitar um artigo como verdade científica. Já um texto normal não necessariamente contém a verdade, pois não passa por avaliação cética.
Documento com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados de estudos realizados em uma determinada área do conhecimento. São trabalhos escritos por um ou mais autores, com a finalidade de divulgar estudos ou pesquisas.
Os artigos científicos constituem a unidade de informação do periódico científico. Por meio deles, as informações do autor são transformadas em conhecimento científico, que é de domínio público. Por divulgação adequada entenda-se aquela efetuada em periódico científico que adota o procedimento de revisão por pares.
Inicialmente, apresentam-se as informações que justifiquem a pesquisa, acompanhadas do objetivo do trabalho. Esse material está confinado à seção introdutória do artigo.
Indica-se, na seção sobre método, como o estudo foi delineado e a amostra selecionada, qual a forma de coleta de