Artigos cientificos
Como Elaborar Artigos para Publicação?
Apresentar a norma NBR 6022 da ABNT usada na elaboração de artigos;
Identificar os diversos tipos de artigos;
Apresentar recomendações para a redação de artigos.
INTRODUÇÃO
No decorrer do próprio curso muitas disciplinas exigem como produto final a elaboração de um artigo para obtenção da sua aprovação na disciplina. Se este artigo receber recomendação do professor ou mesmo do orientador poderá ser encaminhado para avaliação em publicações periódicas (revistas) específicas da área ou áreas afins. Durante o processo de elaboração da sua dissertação ou tese muitos artigos são gerados quando está se escrevendo os capítulos ou a própria revisão de literatura. Tais artigos também podem ser encaminhados para avaliação em publicações periódicas, quando autorizados pelo orientador, antes da defesa e obtenção dos resultados finais da pesquisa.
Publicações periódicas, segundo o Macrotesauros em Ciência da Informação (1982, p.47) são “publicações que aparecem em intervalos regulares, com conteúdos e autores variados que registram conhecimentos atualizados e garantem aos autores prioridade intelectual nos resultados de pesquisa.”
No sistema de comunicação na ciência, o periódico é considerado a fonte primária mais importante para a comunidade científica. Por intermédio do periódico científico, a pesquisa é formalizada, o conhecimento torna-se público e se promove a comunicação entre os cientistas. Comparado ao livro é um canal ágil, rápido na disseminação de novos conhecimentos. Para Herschman (1970), a importância do periódico no sistema de comunicação na ciência deve-se a três funções básicas: a) função memória; b) função de disseminação; c) função social. A função memória lhe é conferida quando representa o instrumento de registro oficial e público da ciência; a função de disseminação quando se constitui em instrumento de difusão de informações; e a função social quando confere prestígio e recompensa aos