Trabalho sobre Dns
1)Visão geral e conceitos
Introdução
Você certamente sabe que a internet possui uma infinidade de sites. Para acessá-los, você normalmente digita um endereço no campo correspondente do seu navegador, por exemplo, www.google.com.br, ou www.ealecrim.net. Mas, você tem ideia de como o computador consegue localizar estes sites, independente de onde estejam hospedados? É neste ponto que "entra em cena" o trabalho de servidores do tipo DNS (Domain Name System). Neste artigo, você saberá o que é isso, entenderá como o DNS funciona e conhecerá conceitos relacionados, como DNSSEC.
Nomes de domínio
Todo site ou serviço na internet precisa de um endereço IP (seja ela IPv4 ou IPv6). Com este recurso, é possível localizar o servidor (ou o conjunto de servidores) que hospeda o site e, assim, acessar as suas páginas. Por exemplo, o IP do InfoWester é 200.234.200.169.
Pois bem. Tente decorar este número. Decorou? Parabéns! Agora, aguarde alguns minutos e tente se lembrar novamente deste endereço IP. Difícil, né? Agora, imagine ter que se lembrar dos IPs de todos os sites que você acessa diariamente, como Facebook, Twitter, e-mail, portais de notícias, etc. Pois é, praticamente impossível e nada prático, não é mesmo?
É basicamente por isso que utilizamos nomes de domínios para acessar os sites da internet. Com isso, o usuário não precisa saber, por exemplo, o endereço IP do InfoWester para acessá-lo, basta saber o seu domínio, no caso, www.infowester.com. Trata-se de um esquema bastante prático, afinal, decorar nomes é muito mais fácil do que guardar sequências numéricas. Além disso, mesmo que você não se lembre de um nome com exatidão, poderá digitá-lo em um mecanismo de busca e este o ajudará a encontrá-lo.
A questão é que, apesar do uso de domínios, os sites ainda precisam dos endereços IP, afinal, os nomes foram criados para facilitar a compreensão humana, não a dos computadores. E cabe ao DNS o trabalho de relacionar um domínio aos