Trabalho sobre IP, Subrede, Gateway e DNS
Curso de Hardware
Trabalho sobre IP, Subrede, Gateway e DNS.
Aluno:
IP (Protocolo Internet)
O protocolo IP (Protocolo de Internet) é uma identificação de dispositivo (computador, impressora, etc) em uma rede local ou pública. Cada computador na rede tem seu IP único, cada dois computadores tenham o mesmo IP uma das máquinas pararia de funcionar.
O IP dinâmico são mais frequente e distribuído em uma rede LAN por um servidor DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol). Eles são usados porque evita a sobrecarga administrativa de atribuição de endereços estáticos específicos para cada dispositivo de uma rede. Em sistemas operacionais mais atuais de desktop, configuração de IP dinâmico é ativado por padrão, de modo que o usuário não precisa inserir manualmente as configurações para se conectar a uma rede com um servidor DHCP. O IP fixo, é mais utilizado para identificar domínios (sites )na internet facilmente, geralmente usados em servidores ou em computadores que são destinados a algumas partes de uma empresa. Não são muitos utilizados, pois em uma empresa com vários computadores o trabalho é muito grande e não compensa o trabalho de colocar ip manualmente máquina por máquina.
SUB-REDE
Uma subrede é a divisão de uma rede de computadores, dividida em quatro classes A,B e C. O objetivo desta segmentação é permitir uma melhor performance da rede em termos organizacionais, estruturais e funcionais.
A Classe A é definida como 255.0.0.0, indicando que o primeiro octeto se refere à rede e os três últimos ao Host.
A Classe B é definida como 255.255.0.0, indicando os dois primeiros octetos à rede e os dois últimos ao Host.
A Classe C é definida como 255.255.255.0, indicando os três primeiros octetos à rede e o último ao Host.
GATEWAY
Pode ser traduzido como “portão de entrada”. O gateway pode ser um PC com duas ou mais placas de rede, ou um dispositivo dedicado para