Qual é a diferença entre a Atividade Filosófica e a Atividade Científica?
1. Introdução
Emerson Carlos Valcarenchi possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e Pós-doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente, é professor da Universidade de Brasília onde desenvolve pesquisas em Epistemologia Analítica Contemporânea nos seguintes temas: a análise do conhecimento, o problema de Gettier, argumentos céticos, teoria das alternativa relevantes, a disputa internalismo-externalismo em justificação doxástica, paradoxos epistemológicos.
Texto acadêmico que busca a diferença entre a atividade filosófica e a atividade científica onde a preocupação é o fornecimento de uma resposta que expresse essa diferença
2. Desenvolvimento
Não há dúvida que a atividade filosófica se difere da atividade científica mas o fato que não se tem uma verdadeira explicação, e aqui conseguiremos oferecer essa explicação.
(1) Pode a atividade filosófica resolver, ou contribuir, para a resolução de problemas científicos?
(2) E a atividade cientifica, pode resolver, ou contribuir, para a resolução de problemas filosóficos?
As respostas das perguntas (1) e (2) é negativa, negamos que a atividade filosófica e científica possam resolver, ou contribuir para a resolução dos problemas próprios de uma e de outra. Para fornecer a explicação desejada devemos começar lidando com a questão sobre quais seriam os problemas filosóficos e as meta próprias dos filósofos.
PF: O que é um φ?
A letra φ representa termos e expressões conceituais (exemplo, “leão”, “velocidade”, etc.), e PF é o tipo de pergunta que se encontra vinculada à atividade filosófica. Nessas perguntas se exige respostas que forneçam uma lista completa das