conhecimento cientifico
1. Elabore uma crítica ao campo do conhecimento filosófico brasileiro, enfatizando sua originalidade e compatibilidade com a realidade cultural nacional.
2. Analise a contribuição do conhecimento filosófico na construção do processo educativo, tanto enquanto uma proposta mais ampla, quanto uma proposta singular de sala de aula.
3. Caracterize a orientação filosófica presente nos processos educativos que vivenciou, considerando a diversidade de abordagens de teorias filosóficas estudadas.
4. Explique a interferência da ideologia nas propostas educativas, dentro de uma perspectiva histórica.
5. Na realidade educacional brasileira, as propostas educativas sustentam seus compromissos de finalidades em orientações filosóficas ou ideológicas, observando as análises dos teóricos citados no texto?
6. Qual a possibilidade de uma proposta educativa ser desvinculada das orientações ideológicas? Que função a filosofia desempenharia nesta perspectiva?
7. Analise a afirmação de que a formação docente é de natureza complexa.
8. Explique as dimensões éticopolíticas e estéticas como fatores que contribuem na definição conceptual da prática docente.
9. Caracterize a formação docente segundo as teorias expostas no Capítulo das Abordagens Filosóficas da Educação.
98
10. Explique como o princípio de interdisciplinaridade pode ser aplicado no processo de formação docente.
11. Analise a natureza da práxis com que se caracteriza a formação docente.
ATIVIDADE 1
1. Discuta a diferença entre as modalidades de pensar: do senso comum, filosófica e científica.
Senso Comum: é uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade e que se acumula no decorrer dos tempos, baseia-se na subjetividade, atravessando gerações e gerações perpetuando hábitos e tradições, é intuitivo, é simples e espontâneo, sem sistematização de metodologia, e sua forma de aprendizagem se dá por forma de erros, é um conhecimento empírico.