Conhecimento cientifico
“... O espirito cientifico é essencialmente uma retificação do saber, um alargamento dos quadros do conhecimento. Julga seu passado histórico, condenando-o. Sua estrutura é a consciência de suas faltas históricas.
Cientificamente, pensa-se o verdadeiro como retificação histórica de um longo erro, pensa-se experiencia como a retificação da ilusão comum e primeira. Toda a vida intelectual da ciência move-se dialeticamente sobre este diferencial do reconhecimento, na fronteira do desconhecido. A própria essência da reflexão, é compreender que não se compreendera” (BACHELARD.1968, p . 147-148) .
CLASSIFICAÇÃO DE CONHECIMENTO :
- Mítico, ordinário, artístico, filosófico, religioso e cientifico .
- Os mais comuns são conhecimento do senso comum e o científico .
Senso comum :
Utilizado para interpretar, a si mesmo e o mundo, também chamado de ordinário comum ou empírico .
-Solução de problemas imediatos e espontaneidade :
→ Surge com a necessidade de resolver problemas mais imediatos, que surge através do contato com fenômenos do dia – a – dia, percebidos principalmente através da “percepção sensorial” .
→ O homem evoluiu naturalmente buscando soluções para seus problemas .
Ex:Pré-historia, nas cavernas .
→ Não programado ou planejado, desenvolve-se com o tempo .
→ Esse conhecimento é na maioria das vezes vivencial, por isso, ametódico .
-Caráter utilitarista:
→ No senso comum, se utilizam conhecimentos que funcionam para cada determinada situação, apesar de não compreender, ou desconhecer a explicação de seu “sucesso” .
Ex: Ervas medicinais,... as vezes as pessoas sabem que uma determinada erva é boa para aquilo, mais não sabem o porque de ela ser boa, ou até mesmo, se tem algum efeito colateral. As pessoas sabem que “faz bem” .
→ Ou seja, as pessoas sabem que isso é bom, mais não tem um conhecimento amplo para dizer que aquilo é realmente bom .
-Subjetividade e