Engenharia
A organização na base da clientela envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado. Características antropológicas (idade, sexo, classe social, tipo de consumidor etc) constituem a base desse tipo de departamentalização. As lojas de departamento são exemplos, sendo divididas por seções (perfumaria, lingerie, roupas femininas e masculinas, calçados femininos e masculinos, eletroeletrônico, eletrodoméstico etc).
3.2 – Vantagens.
A departamentalização geográfica pode apresentar as seguintes vantagens:
1) Quando as circunstâncias externas indicam que o sucesso da organização depende particularmente do seu ajustamento ás condições e necessidades locais ou regionais, a estratégia territorial torna-se imprescindível.
2) A Organização territorial permite fixar responsabilidade de lucro e de desempenho da mesma forma que a organização por produtos, com exceção de que, no caso, a ênfase é colocada sobre o comportamento regional ou local.
3) Permite encorajar os executivos a pensarem em termos de sucesso do território, mais do que em termos de sucesso de um departamento especializado em uma departamentalização funcional ou em termos de sucesso de um produto em uma departamentalização por produtos.
4) É especialmente indicada para firmas de varejo, desde que certas funções, (como, por exemplo, compras ou finanças) sejam centralizadas.
5) Variado