engenharias
ENGENHARIA MECÂNICA
ENGENHARIA DE PETRÓLEO
JAMIL MACHADO AZEREDO JÚNIOR
MATEUS CARVALHO
LAURO
DEUCHELE
ENGENHARIA DE PETRÓLEO
JAMIL MACHADO AZEREDO JÚNIOR
MATEUS CARVALHO
LAURO
DEUCHELE
Trabalho apresentado à disciplina Introdução à Engenharia pertencente ao curso de Engenharia Mecânica como parte de avaliação semestral.
SUMÁRIO
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
O petróleo é nosso. A frase atribuída ao escritor Monteiro Lobato nunca foi tão verdadeira no Brasil quanto nos dias atuais. O País vive a expectativa de se tornar um dos principais produtores mundiais do óleo negro no futuro. Em um momento em que se discute novas matrizes energéticas, como os biocombustíveis, os engenheiros de petróleo começam a agregar conceitos de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Olhando para o futuro, o mercado já está buscando profissionais capacitados na gestão ambiental da produção de petróleo e gás.
“A indústria do petróleo é, certamente, a mais fantástica atividade produtiva organizada em toda a existência do ser humano. Conhecimento empírico, ciência, tecnologia, engenharia, administração, finanças, fatores sociais, ecologia, recursos humanos são ferramentas essenciais, críticas para o desempenho das empresas petrolíferas.” Segundo Guilherme Estrella¹ no prefácio do livro “Fundamentos de Engenharia de Petróleo”.
2.1 Engenharia de Petróleo
O termo engenharia de petróleo se refere à área da engenharia que se preocupa com o desenvolvimento das acumulações de óleo e gás descobertas durante a fase de exploração de um campo petrolífero, com as atividades que vão desde a perfuração de poços até o processamento dos hidrocarbonetos.
2.1.1 Definição
Engenharia de petróleo está diretamente relacionada à produção de hidrocarbonetos, que podem ser óleo ou gás natural. As atividades são divididas geralmente em duas grandes áreas: upstream, refere-se às atividades de exploração e produção e downstream, que refere-se