Paixão
A mineração é uma técnica utilizada para acessar os minérios e minerais mais valiosos que esteja localizado a vários metros de profundidade abaixo da superfície da terra, de modo que são usadas diversas técnicas e máquinas diferentes. Este método de mineração contrasta com a técnica a céu aberto, na qual as camas superficiais do solo são retiradas, facilitando o acesso aos minérios.
No Brasil, a história do carvão se inicia há cerca de 210 milhões de anos, na época em que a crosta da terra ainda estava convulsionada por terremotos, vulcões, furacões, vendavais e maremotos. Estes fenômenos provocam lentos ou violentos cisalhamentos e fizeram as montanhas e os limites costeiros separarem-se da África pelo Oceano Atlântico. Concentra-se praticamente na região Sul do país, com algumas minerações pouco produtivas na região sudeste. Porém, o carvão brasileiro, em sua maior parte, possui qualidade de pobre a média devido as condições geográficas responsáveis pela sua formação.
Há reservas de carvão no Brasil nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, em grande quantidade e também, nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Amazonas e Acre, sendo que, nestes últimos, a quantidade é economicamente pouco relevante.
As minas da região Sul do Brasil, são responsáveis por 99,98% das reservas de carvão mineral brasileiras, sendo os outros 0,02% em São Paulo. A maioria jazida de carvão mineral do país é jazida de Candiota, no Rio Grande do Sul, que responde por 23% das reservas oficiais do país, (que chegam a 7 bilhões de toneladas) e também é a melhor em rentabilidade, uma vez que por suas reservas apresentam-se em camadas bastante espessas e de grande continuidade.
Naquelas épocas geológicas, arvoes gigantes e toda sorte de vegetação crescia, formando grandes e espessas florestas, favorecidas pela atmosfera muito rica em CO2, permitindo a intensificação da função clorofiliana e o crescimento dos vegetais em