Conhecimento Científico
Centro de Ciências Sociais e Educação
Curso de Filosofia – São Miguel do Guamá –Pará
Aluno:____________________________________________________________
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar avaliar e discutir algumas questões acerca do método científico como caminho para se chegar ao conhecimento puro, totalmente seguro. Tendo por base escritos do autor Ruben Araújo de Mattos.
Palavras-chave: Método, Conhecimento Científico, formas de conhecimento.
O método como caminho de conhecimento.
O método científico é ou pressupõe-se ser a única forma mais adequada de organizar o pensamento para se chegar a um modo prático de pensar e de conhecer. A ciência desde o seu nascimento teve como pretensão ser o “berço” que resguardaria toda forma segura e prática de conhecimento e isso se deu de forma mais intensa a partir do momento em que a Igreja “abre mão” de ser a detentora de todo o conhecimento.
No entanto, ao se tornar detentora de uma forma prática de conhecimento, torna-se também, de todo modo doutrinária, tanto quanto a religião porque resguarda em si o que seria a única maneira de se produzir conhecimento. Mas, o que pode ser realmente considerado conhecimento científico?
Ao indagar-se sobre o que realmente distingue o que é científico das demais formas de produção de conhecimento Ruben Mattos faz uso das palavras do filósofo Karl Popper que muito se interessou pelo que chamava de problema de demarcação da ciência. Popper questionava a noção de que a ciência demonstra verdades e verifica hipóteses e afirmava, portanto, que o conhecimento cientifico não pode jamais demonstrar que algo é verdadeiro, embora possa demonstrar que algo é falso. E que a história da ciência é uma sucessão de demonstrações de que aquilo que se tinha certeza que era verdadeiro, de fato é falso. Em outras palavras, para Popper, o que caracterizava o método cientifico era esse esforço sistemático de critica ou auto-crítica.
Embora o autor