analise
LEONARDO FERREIRA SCAGLIONI
ANÁLISE CONCEITUAL ENTRE ‘MONOGRAFIA’ E’ ARTIGO CIENTÍFICO’
Porto Alegre
2013
Leonardo Ferreira Scaglioni
Análise conceitual entre ‘Monografia’ e ‘Artigo Científico’
Trabalho apresentado para a disciplina Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Bibliotecas Públicas das Faculdades AVM sob orientação do professor Tutor Rogério Gonçalves de Castro.
Porto Alegre
2013
Os relatos de caráter científico possuem características de apresentação que podem se assemelhar em alguns aspectos, sobretudo na sua estrutura física, mas possuem distintas finalidades e objetivos.
Este trabalho, que ora se apresenta, tem por objetivo analisar comparativamente as formas de divulgação científica denominadas ‘Monografia’ e ‘Artigo Científico’ além de propor uma definição conceitual dos elementos constitutivos da Monografia.
O encerramento dos cursos de graduação ou pós-graduação Latu Sensu ocorre com a apresentação ou defesa, conforme cada caso, de um trabalho monográfico ou monografia.
O termo monografia vem do grego, onde mónos = uma só, e graphein = escrever, e sua principal característica é a abordagem de um tema único.
Para Marconi e Lakatus (1990 apud França 2011, p. 33), monografia é “um estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia”.
As monografias de um modo geral são ensaios científicos um pouco mais aprofundados e que tem por finalidade introduzir o estudante no mundo científico. Para que essa iniciação científica ocorra é necessário por em xeque os atuais entendimentos sobre certos temas no sentido de reconstruí-los.
Daí a importância do rigor metodológico citado por Marconi e Lakatus. Ao definir a ideia, o assunto, o tema a ser discutido é necessário delimitar este tema. A partir da delimitação parte-se para o levantamento bibliográfico