Estrutura do artigo cientifico
Comunicação científica doi: 10.5123/S1679-49742012000200018
Structure of the scientific paper
Mauricio Gomes Pereira
Professor Titular, Universidade de Brasília, Brasília-DF, Brasil
Os artigos científicos constituem a unidade de informação do periódico científico. Por meio deles, as informações do autor são transformadas em conhecimento científico, que é de domínio público. Se o artigo é divulgado adequadamente, ele poderá ser lido, citado e utilizado por profissionais de saúde nas suas atividades diárias. Por divulgação adequada entenda-se aquela efetuada em periódico científico que adota o procedimento de revisão por pares.1 - p.238 O Conselho Editorial da revista Epidemiologia e Serviços de Saúde adota a revisão por pares na avaliação dos artigos que lhe são submetidos para publicação sendo, portanto, um veículo apropriado para publicar trabalhos científicos. Dessa maneira, tem-se alta probabilidade de alcançar a audiência acertada, se o tema for adequado para ser publicado na Revista.
Há vários tipos de artigo científico.1 - p.11 O autor se limitará a abordar os artigos originais (scientific article ou paper em inglês). São os que contêm o relato, em primeira mão, dos resultados de uma pesquisa.
•
•
•
•
O texto de um artigo científico original é geralmente dividido em quatro seções com os seguintes títulos:
Introdução
Métodos (Método, Material e métodos ou Metodologia)
Resultados
Discussão
Semelhante estruturação, dita IMRD, predomina na área biomédica e em muitos campos do conhecimento.
Em um estudo no qual foram analisados quatro dos principais periódicos de clínica médica publicados no idioma inglês, Sollaci e Pereira relatam que a estrutura IMRD começou a ser usada na década de 1940.2 Na década de
1970, atingiu 80,0% e, na de 1980, foi o único padrão adotado nos documentos originais.
Cada uma das subdivisões do artigo científico tem suas especificidades, como detalhado a seguir.1 - p.29