Estrutura de artigo cientifico
Elementos pré-textuais Elementos textuais Elementos pós-textuais
Título e subtítulo Introdução Autor(es)/filiação Desenvolvimento Resumo na língua do texto Considerações finais Palavras-chave na língua do texto
Agradecimentos (opcional)
-
1. TÍTULO (e subtítulo se houver): Descreve de forma lógica, rigorosa, breve e gramaticalmente correta a essência (o tema principal) do artigo.
Referências bibliográficas Apêndice (opcional) Anexo (opcional)
- Faça um título curto, se possível, que chame a atenção do leitor.
1
12/4/2012
2. AUTOR E TITULAÇÃO/ FILIAÇÃO: - Indicação do nome do autor (ou autores), da instituição a que pertence(m). - Caso haja mais de um autor, os mesmos deverão vir em ordem alfabética, ou, se houver titulações diferentes, deverão seguir a ordem da maior para a menor titulação. - Os dados da titulação de cada um serão indicados em nota de rodapé.
3. RESUMO: ideias principais do texto. dele não devem fazer parte comentários. proporciona informações suficientes para que quem o lê julgue se é interessante fazer uma leitura aprofundada do texto. uma das funções dos resumos é serem reproduzidos em publicações que listam resumos.
Características formais do resumo são:
É um parágrafo composto de frases coerentes com os objetivos pretendidos e as conclusões alcançadas no artigo. Não deve exceder 100 palavras e deve especificar de forma concisa: - O que é que o autor fez (objetivo). - Como o fez (metodologia). - Os principais resultados. O resumo não é uma introdução ao artigo, mas sim uma descrição sumária da sua totalidade.
a) uso de linguagem objetiva, suprimindo palavras desnecessárias (adjetivos e advérbios); b) não repetição de frases inteiras do texto original (a serem sintetizadas e não transcritas); c) respeito à ordem em que as ideias ou fatos são apresentados.
Deverá ser discursivo e não apenas uma lista dos tópicos que o artigo cobre.
Deve-se entrar na essência do resumo logo na primeira