TERMODINÂMICA
1. LEIS DA TERMODINÂMICA
A termodinâmica trata em três leis, das transformações energéticas em diferentes sistemas. Um sistema pode ser aberto (podendo trocar energia e matéria com a vizinhança), fechado (não troca matéria, mas pode trocar energia) e isolado (não há trocas de matéria e energia).
1ª Lei da Termodinâmica: Sabendo que, quando a energia desaparece em uma forma, reaparece em outras distintas, a Primeira Lei da Termodinâmica trata da maneira como se conserva a energia.
Definindo energia interna de um sistema como sendo a energia que compõe suas moléculas; e calor a transferência de energia gerada por uma diferença de temperatura, pode-se dizer que, quando se realiza no ou pelo sistema um trabalho, e/ou ocorre uma absorção ou liberação de calor, a energia interna do sistema é alterada. De tal forma, que:
E = q + w (1.1)
A equação indica que, a variação de energia interna é igual a soma do trabalho com o calor absorvido ou liberado. 2ª Lei da Termodinâmica: A Segunda Lei da Termodinâmica indica que existe um sentido coerente para que ocorra um determinado processo, envolvendo principalmente o estudo da entropia de um sistema (definida como o seu grau de desordem).
Pela segunda lei, ao tratar-se de entropia não se deve analisar tão somente sua variação (S) no sistema, mas também na sua vizinhança (entropia do universo). Pois, mesmo que a entropia do sistema diminua, a da sua vizinhança de algum modo é aumentada. Como a vizinhança de um sistema isolado não sofre com suas variações, dizemos que sua entropia é nula.
Os processos com maior entropia tendem a ocorrer espontaneamente (geralmente), e são incapazes de retornar ao seu estado anterior, ou seja, são irreversíveis, e caminham na direção de maior desordem. Já os reversíveis, possuem uma variação entrópica igual à zero.
3ª Lei da Termodinâmica: Existe um grau mínimo de desordem, ou seja, uma ordem perfeita, existente para um cristal perfeito no zero absoluto. A Terceira Lei