Termodinamica
2012/2015
História da Termodinâmica
Docente: Nelson Mineiro
Discentes: David Carvalho Nº 7 Inês Mendes Nº 12 Rafael Santos Nº 18
Índice
Introdução
A termodinâmica é o ramo da Física que estuda as relações entre o calor, que é a energia térmica que ocorre em função da diferença de temperatura entre os corpos e o trabalho realizado, ou seja, energia, sob a presença de um corpo ou sistema e o meio exterior.
É através das variações de temperatura, pressão e volume que a Física tenta compreender o comportamento e as transformações que ocorrem na Natureza.
Antigamente, com a descoberta do átomo, o calor foi considerado como sendo o resultado do movimento interno dos corpos. No século XVI, Fahrenheit apresenta o termómetro e a sua respetiva escala. Anders Celsius adaptou essa teoria, estabelecendo os limites da sua escala: Os pontos de ebulição (100ᴼC) e de congelamento da água (0ᵒC). A temperatura é, provavelmente, o primeiro conceito termodinâmico. No final do século XVI, Galileu inventou o termómetro rudimentar, com o objetivo de medir uma quantidade, até então indefinida, que expressasse as sensações fisiológicas de calor e frio.
Em 1765, James Watt inventa a primeira máquina a vapor moderna, dando origem à Primeira Lei da Termodinâmica que traduz a conservação da energia. Por condução, o calor transfere-se de um corpo para outro em consequência de choques moleculares. Quanto maior a temperatura, maiores as velocidades moleculares e mais frequentes os choques, ocorrendo, então, transferência de energia cinética para as moléculas de menor velocidade e, portanto, menor temperatura.
As transformações podem ser Isobáricas, quando a pressão é constante, variando