Resenha do filme Como estrela na terra toda criança é especial
O filme indiano “Como uma estrela no céu toda criança é especial,” que se passa também na Índia, dirigido por Aamir Khan e lançado em 2007 pela indústria cinematográfica Bollywood, traz a reflexão de como estamos educando nossas crianças e jovens hoje? Até onde podemos ir para acompanhar o crescimento global? Estamos realmente olhando para nossas crianças e jovens nesse processo ou simplesmente acompanhando um fluxo com objetivos padrões?
Esse filme conta a história de um menino de 9 anos que se chama Ishaan Awasthi e está cursando o terceiro ano pela segunda vez e no caminho em que está o aprendizado corre o risco de repetir de ano novamente.
Durante o filme pode-se perceber que a família, principalmente o pai que o trata com falta de sensibilidade e rudez, não percebem que Ishaan possui qualquer déficit de aprendizagem. O garoto dizia que as letras e números dançavam em sua frente e ele não conseguia acompanhar as aulas. Os pais e professores acham que Ishaan é desleixado, preguiçoso e indisciplinado, tanto que após uma conversa entre o diretor, seus pais e seus professores da escola regular, que o motivo se refere a uma carta de dispensa que Ishaan convenceu seu irmão mais velho e primeiro de sua turma a escrever como se fosse a carta escrita pela mãe, para que não tivesse as conseqüências ter matado aula, porém, nessa reunião os professores informam que o garoto “não teria mais jeito”, ou seja, que iria reprovar o terceiro ano novamente!
Foi então, que após essa reunião e com as deduções errôneas, resolveram colocá-lo num colégio interno que tinham regras muito rígidas e ainda no meio do ano, nesse colégio a filosofia era “disciplinar cavalos selvagens”. Lá, longe da mãe amada e do irmão que também era seu único amigo, começou a piorar toda a sua aprendizagem, ficou mais desmotivado e com o passar do tempo, mesmo com as visitas semanais, Ishaan começou a entrar em depressão, num grande