termodinamica
1) ALGUNS CONCEITOS E DEFINIÇÕES
TERMODINÂMICA CLÁSSICA: Adota o ponto de vista macroscópico ao invés do microscópico como no caso da Termodinâmica Estatística.
SISTEMA TERMODINÂMICO: Quantidade de massa fixa e identificável com possibilidade de transferência de calor e trabalho pelas fronteiras.
VOLUME DE CONTROLE TERMODINÂMICO: Região do espaço determinada onde calor, trabalho e massa podem cruzar suas fronteiras (definidas pela superfície de controle).
FRONTEIRA OU SUPERFÍCIE DE CONTROLE: Superfície imaginária que separa o sistema ou volume de controle da vizinhança. Deve ser definida cuidadosamente antes de se proceder a qualquer análise termodinâmica.
VIZINHANÇA OU MEIO: tudo que é externo ao Sistema ou ao Volume de Controle.
PROPRIEDADES TERMODINÂMICAS: Características observáveis e quantificáveis da substância que não dependem da maneira pela qual a substância atingiu aquela situação (história). Extensiva: proporcional à massa (volume, energia, etc.) Intensiva: independente da massa (temperatura, pressão, etc.)
Obs: Toda propriedade extensiva pode ser transformada em uma propriedade intensiva dividindo-a pela massa. Exemplo:
FASE: Porção de uma substância que é homogênea em composição química e estrutura física (sólido, líquido ou vapor).
SUBSTÂNCIA PURA: Possui composição química uniforme e invariável.
ESTADO TERMODINÂMICO: Conjunto de propriedades de um sistema que determinam suas características físicas e energéticas. Para uma substância pura simples, duas propriedades independentes determinam o estado de um sistema.
MUDANÇA DE ESTADO: Ocorre devido a alterações energéticas em um Sistema (troca de calor ou trabalho com a vizinhança) que implicam na mudança no valor de uma ou mais propriedades termodinâmicas.
PROCESSO: Conjunto de estados (do inicial ao final) pelos quais o sistema passa durante uma mudança de estado até atingir o equilíbrio.
CICLO: Sucessão de processos ou