Estrutura de um artigo cientifico
TÍTULO E SUBTÍTULO Violência contra a mulher: a visibilidade do problema para um grupo de profissionais de saúde
AUTOR E COLABORADORES Angelina Lettiere ; Ana Márcia Spanó NakanoII; Daniela Taysa RodriguesIII
CURRÍCULO "IGraduanda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (EERP/USP). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. Projeto PIBIC/USP/CNPq nº. 109813/2005-7. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
IIEnfermeira. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno- Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (EERP/USP). Orientadora da pesquisa. Ribeirão Preto, SP, Brasil.
IIIEnfermeira. Especialista em Obstetrícia e Neonatológica. Pós-graduanda do Programa de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil
"
RESUMO A identificação de mulheres em situação de violência é de extrema importância. Entretanto, o setor saúde nem sempre vem oferecendo uma resposta satisfatória para o problema. Buscamos identificar como os profissionais de saúde de uma maternidade percebem e atuam frente situação de violência. Constitui-se uma pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados através de entrevistas semiestruturadas e analisados pela modalidade temática. O grupo de estudo foi composto por 12 profissionais de saúde de uma maternidade filantrópica de Ribeirão Preto. Observou-se que os profissionais de saúde caracterizaram a violência contra a mulher como um problema sério e importante na sociedade, tendo como causa e consequência a desigualdade de gênero. No entanto, na prática profissional há uma abordagem reducionista e biologicista com fragmentação da atenção à saúde da mulher, justificado pela falta de formação profissional, suporte institucional e de uma equipe multidisciplinar.
DESCRITORES Violência contra a mulher; Saúde da mulher; Pessoal de saúde.