direito
Os artigos científicos são trabalhos completos em si mesmos, que tratam de um tema verdadeiramente cientifico; apesar de resumidos, obedecem à mesma estrutura da monografia ou tese. Apresentam o resultado de estudos ou pesquisas e distinguem-se dos diferentes tipos de trabalho cientifico por sua reduzida dimensão e conteúdo. Constituem a parte principal de revistas e periódicos especializados. Concluído um trabalho de pesquisa – documental, bibliográfico ou de campo para que os resultados sejam conhecidos, faz-se necessária sua publicação. Esse tipo de trabalho proporciona não só a aplicação de conhecimentos, como também a compreensão de certas questões. Os artigos científicos, por serem completos, permitem ao leitor, mediante a descrição da metodologia empregada, do processamento utilizado e resultados obtidos, repetir a experiência.
MOTIVAÇÃO Várias oportunidades podem ser motivos para a redação de um artigo cientifico. Por exemplo:
a) expor aspectos novos sobre um tema ou sobre algum outro tratado superficialmente; novos estudos ou pesquisas permitem encontrar uma solução diferente;
b) apresentar uma questão antiga de maneira nova;
c) anunciar os resultados de uma pesquisa a ser publicada em livro;
d) desenvolver aspectos secundários de um assunto não totalmente estudados;
e) abordar temas controvertidos ainda não adequados para um livro.
ESTRUTURA DO ARTIGO O artigo cientifico tem a mesma estrutura orgânica exigida para trabalhos científicos. Apresenta as seguintes partes:
1- Preliminares
a) cabeçalho: titulo (e subtítulo) do trabalho;
b) autor(es)
c) credenciais do(s) autor(es)
d) local de atividades.
2- Sinopse Resumo analítico do trabalho
3-Corpo do artigo
a) introdução: apresentação do assunto, objetivo, metodologia, limitações e proposição;
b) texto ou corpo do trabalho; exposição, explicação e demonstração do material; avaliação