O uso do léxico e da tipografia em artigos cientificos
Yasmin Ribeiro
Resumo:
Neste artigo serão focalizadas as formas de atuação da tipografia e o que ela representa dentro de um artigo científico e como a escolha do campo lexical de um periódico interfere na sua compreensão para os mais diferentes leitores. Será discorrido sobre o que a tipografia representa, como ela se insere dentro da escolha do campo lexical e por que se escolhe certas palavras para se redigir um artigo cientifico. Além de analisarmos os discursos presentes dentro do periódico.
Palavras chave: campo lexical, tipografia, artigo científico.
Introdução:
Primeiramente, devemos pontuar que artigos científicos não são lidos apenas por especialistas da ciência. Devido a este fato, esse artigo torna-se de suma importância para a compreensão do uso de certos termos e marcas visuais em artigos de cunho científico. O que os jornalistas, e/ou escritores tentam construir é um artigo que seja fácil de ler, porém que continue sendo denso e minucioso em relação a pesquisas sobre o campo do qual se escreve.
Desenvolvimento
Análise de discursos dentro dos periódicos segundo a escolha lexical e a tipografia
Através de séculos de cultura escrita, inúmeras formas de representação do alfabeto foram e continuam a ser desenvolvidas. A classificação de fontes é necessária, pois como elemento de comunicação, as fontes ampliam o potencial gráfico e extrapolam o visual. Por exemplo, quando uma palavra em um texto vem em itálico entendemos o grau de distanciamento dessa com das demais palavras, assim como as aspas, sendo ambas grafias para marcar palavras estrangeiras, marcas orais ou expressões coloquiais. Assim vemos: (1) Esse experimento foi possível devido à variedade de lasers disponíveis para pesquisa médica. “Laser” que é a abreviação para [...]. [FSP, 13-07, p. G-1] Nesse caso, as aspas são usadas para explicar um termo anteriormente citado que poderia ter ficado sem o entendimento do