resenha análise do discurso
Disciplina: Linguagem, Discurso e Ciência
Sibélius Céfas Pereira
Aluno: Bruno Mazoti, Psicologia – 2º Período
Resenha
ORLANDI, Eni P. Estudos da Língua(gem): Michel Pêcheux e a Análise de Discurso. Vitória da Conquista, Campinas, n.1, p. 9-13, junho de 2005.
Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara, a autora do artigo, Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi, possui também mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo, doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo e pela Universidade de Paris/Vincennes. Foi docente na USP, onde ensinou Filologia Românica, Lingüística, Sociolingüística e Análise do Discurso Pedagógico. Ministrou a disciplina de análise de discurso no curso de especialização em tradução na PUC/Campinas. Além disso, atuou como docente do Departamento de Lingüística do IEL, na Unicamp e, atualmente, é pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos da Unicamp, professora e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí e professora colaboradora do IEL da Universidade Estadual de Campinas.
Orlandi aborda em seu artigo a respeito das principais características que Pêcheux, fundador da Escola Francesa de Análise do Discurso, atribuiu à Análise do Discurso. A autora apresenta em seu texto uma investigação acerca da Análise do Discurso e, para tanto, propõe ao leitor que esta prática se assemelha a um dispositivo que permite analisar a textualização do político – passo importante para a compreensão entre a relação entre o simbólico e a relações de poder (Orlandi, 2005).
Ao contrário do que Orlandi considera não ser uma Análise de Discurso, a prática de leitura de textos políticos por si só, não é o ponto essencial para a Análise de Discurso, como concebido por alguns, mas sim a forma com que a linguagem é materializada na ideologia e como esta se manifesta na linguagem (Orlandi,