politica
Neste ensaio de leitura, pretendemos fazer uma discussão sobre a Ciência Política enquanto campo do conhecimento e de sua relação com a Sociologia, Filosofia e o Direito. A partir dessas relações buscaremos discutir os conceitos de Estado, Governo e Soberania, tomando como base teórica os seguintes autores; (Paulo Bonavides - Thomas Robbes - John Loke - Rousseau).
Para iniciarmos nossa discussão, faz necessário responder a seguinte pergunta: O que é a Ciência política?
“Ciência política é o estudo da política dos sistemas políticos, desorganizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis.” http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciência_políticaDiante do que foi exposto, a ciência política, estuda a prática da política e análisa os sistemas políticos e seus comportamentos. Nesse sentido, possui como objeto de estudo para alguns estudiosos o “Estado” como para outros o “poder”, tendo o último como o mais aceito na visão da maioria dos cientistas. Enquanto aréa do saber, a ciência política abrange diversos outros campos, porém, buscaremos correlacionar essa ciência apenas com a Sociologia, Filosofia e o Direito. Primeiramente, iremos abordar as relações entre a ciência política e a sociologia. Assim, enquanto áreas epistemológicas que fazem parte das ciências humanas, tanto a ciência política quanto a sociologia são campos intimamente ligados. Uma vez que ao a Sociologia estuda as questões sociais o que consequentemente acaba estudando as relações de poder, o que é considerado o principal objeto de estudo da ciência política.
Outro campo que mantém uma forte ligação com a ciência política é a filosofia. Em razão de que ambas áreas possuem como principal objetivo atingir o homem, ou seja, o ser humano. Assim enquanto a arte filosófica age no