Politica
)
Fábio Wanderley Reis
I
O estudo de políticas públicas é uma das áreas em que os cientistas políticos encontraram razões para esperanças de que venham a ser capazes de emular os economistas quanto a rigor e precisão. Acostumados ao trato de complexas questões herdadas de uma velha tradição filosófica, aos olhos de muitos especialistas em ciência política o deslocamento da ênfase para pro-blemas de políticas públicas surge como promissora mudança, através da qual sua disciplina poderia vir a acercar-se do tão almejado status científico.
O fato de que a área de políticas públicas se mostre amplamente receptiva ao recurso a técnicas aparentemente rigorosas - tais como análise de sistemas, análise de custo-benefício, program-budgting e outras – pareceria corro-borar tais expectativas.
De outro ponto de vista, o interesse pelo estudo de políticas públicas tem sido vinculado ao objetivo de atingir um novo equilíbrio no volume de esforços dedicados respectivamente ao lado do input e do output do processo político. Apesar de que a distinção entre tais "lados" se formule de maneiras diversas (input versus output, processos versus políticas, processos versus conteúdos), não raro se sustenta que a ciência política se