O trabalho profissional
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
WALLYN VIEIRA DA SILVA
um breve analise sobre A POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO
Olho D’água das Flores – AL
2012
wallyn vieira da silva
um breve analise sobre A POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a atividade interdisciplinar.
Olho D’água das Flores – AL
2012
Introdução
Neste trabalho irei abordar um breve analise sobre a política nacional do idoso. Irei contextualizar através de um questionário sua eficácia e sua contribuição para nossa sociedade.
Um breve relato Sabemos que as Políticas Públicas são ações concretas, como serviços, programas, projetos e benefícios que têm o compromisso de fazer as leis. Elas podem ser entendidas como aquilo que os governos federal, estadual e municipal decidindo fazer ou não, frente a uma situação. Quanto à política escolhida foi a Política Nacional do Idoso, que se relaciona com o desenvolvimento sócio-econômico e cultural, como também a ação reivindicatória dos movimentos sociais. Então, o movimento histórico que deu suporte para a conquista foi a Constituição Federal de 1988, que introduziu em suas disposições o conceito de Seguridade Social, fazendo com que a rede proteção social alterasse o seu enfoque estritamente assistencialista, passando a ter uma conotação ampliada de cidadania. Por sua vez a legislação brasileira procurou atribuir a tal orientação, embora até faltem algumas medidas a serem tomadas, A Política Nacional do Idoso, estabelecida em 1994 com a Lei 8. 842, onde se criou normas para os direitos sociais dos idosos, garantindo assim, autonomia, integração e