e-Fólio B
(código = 11050)
15 a 22 de Maio
Nome:
Turma:
Número de estudante:
Considere atentamente o capítulo 4 de Azevedo e Maia (2006).
Proponha uma ação com vista à prevenção dos maus tratos, de acordo com o esquema abaixo indicado:
Problemática a prevenir? (Maus-tratos em geral, ou algum tipo particular de mau-trato? Qual? (1 linha).
Problemática a prevenir: bullying.
Nível de prevenção (primária, secundária ou terciária) (1 linha)?
Nível de prevenção: primária.
Contexto de prevenção? (microssistema, mesossistema, exossistema ou macrossistema – escolha apenas um e particularize o contexto – por exemplo) (Máx. 50 palavras)
Contexto de prevenção: microssistema escolar.
Esta prevenção engloba, pais, professores, funcionários da escola, a sociedade onde a escola está inserida, psicólogos, pediatras e crianças dos 10 aos 14 anos a frequentar o 2º e 3º ciclo.
População-alvo? (Como selecionará a população-alvo? Quem a integra? De que modo e em que local/meio terá acesso a ela?) (Máx. 200 palavras).
População-alvo: crianças que frequentam o 2º e 3º ciclo, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos no Distrito de Faro, assim como todos os funcionários e professores dessa instituição.
A população desta zona é composta pelas diversas classes socioeconómicas (alta, média e baixa). As culturas são variadas pois habitam cá muitos estrangeiros. É também uma zona de pescadores.
A forma de ter acesso à escola é falar com a diretora para ver até que ponto a comunidade escolar identifica quando um/a aluno/a sofre de bullying e caso saiba que esta prática é cometida pelos alunos lá inseridos se tem algum plano de intervenção diante esta problemática. É necessário, também, perceber através da diretora desta comunidade escolar se todos os funcionários sabem o que significa bullying e se conseguem ou não lidar com a situação.
Era pedido então autorização à diretora da escola para se realizar um