E folio B Estudos Europeus I 2012/2013
I
Por favor responda às seguintes questões e desenvolva as suas respostas de uma forma coerente e lógica, pelas suas próprias palavras. Sempre que esteja a citar uma fonte, indique qual, assim como o número da página onde se encontra.
1. No princípio do século XX, os sentimentos oscilavam entre um enorme optimismo, uma forte crença no progresso, um nova era de irmandade entre os seres humanos e uma industrialização intensa, um nacionalismo exacerbado, uma tensão e divisão crescentes. Comente, com base no que estudou sobre o tema. 100
A Europa, sempre foi um conjunto de povos, crenças e culturas diferentes, unidos por esta definição de “Europeus”, que por causa da pluralidade das interpretações do que significa europa e ser europeu, nunca se chegou a um concenso, provando até ser politicamente um conceito impreciso. No entanto, o sentimento de ser europeu parece estar bem presente, havendo então este sentimento de “irmandade” e pertença.
De acordo com alguns observadores, no período que antecedeu as duas Grandes Guerras, mais concretamente algumas décadas antes da I Grande Guerra, vivia-se com um sentimento de inocência, a chamada até época de ouro, podendo até referir uma citação de Krejeí, 1931, p. 214, que pode ser encontrada no manual de Estudos Europeus, Pires, Maria Laura Bettencourt, Estudos Europeus I, 1ª ed., Maio 2001, p. 120: “(...) obviamente o período mais feliz no desenvolvimento da sociedade europeia.” Pode-se até afirmar que o sentimento nostalgico destas palavras é notório, até porque o contraste entre a forma despreocupada que as pessoas viviam antes da I Grande Guerra, certamente seria quase o oposto após o final da Guerra.
Depois de 1900, ao chegar ao séc. XX, a crença no futuro e no progresso era imensa, viviam-se tempos de grande optimismo. A industrialização, os avanços na ciência e na técnologia foram um passo gigante no desenvolvimento da chamada sociedade moderna, que trouxe consigo mais riqueza também.