Benefícios Ocasionados pela prática do Jiu-Jitsu no ensino médio
Orientador: Rodrigo Peixoto
Orientando: João Paulo Farany
Introdução:
(Jiu-Jitsu- Oq é ‘2 parágrafos’) Segundo (Robbe, 2006), esse estilo marcial teve sua origem na Índia, por volta de 500 a.C com os monges budistas que cruzavam o interior do país para disseminar sua religião.
Nesse trabalho de disseminar a doutrina Budista, os Monges realizavam longas caminhadas pelo interior da Índia. E o que se sabe é que eram frequentemente assaltados por bandidos das tribos mongóis, que infestavam toda essa região, sem que pudessem reagir fazendo uso de qualquer tipo de arma, já que a doutrina Budista impunha essa restrição. Diante dessas constantes ameaças e recorrendo aos seus sólidos conhecimentos dos pontos vitais do corpo Humano e da física, onde se destacam os princípios de alavanca, momento flexor, torção, compressão, equilíbrio e centro de gravidade, os Monges iniciaram a criação de movimentos e de golpes de defesa pessoal onde não fosse necessário o uso de armas nem da força bruta, ao contrário, usando um mínimo de esforço, para dominar e derrotar os seus agressores, muitas vezes fisicamente mais fortes.(ROBBE, 2006).
(Jiu-Jitsu-Filosofia ‘1 parágrafo)
“Mais do que um esporte, uma luta, o Jiu-Jitsu traz consigo uma filosofia voltada ao equilíbrio do corpo e da alma e, como toda filosofia nos orienta à prática do cotidiano.”(GRACIE, 2009)**Coloquei entre aspas pois é uma citação publicada no site da GracieMag, mas não sei se pode.
(Educação Física Escolar ‘características do E.M’)
Fazendo uma breve análise das aulas de Educação Física no Ensino Médio, percebe-se que ocorre o fenômeno da “esportivização” que se dá a partir do trabalho voltado para o rendimento técnico (performance) e pelos critérios de avaliação, desde a freqüência nos “treinos”, o resultado dos jogos e o empenho individual de cada “aluno atleta”. Nota-se que o planejamento está voltado para o calendário de