ATPS T Cnicas Negocia O
PODER
Habilidade de influenciar pessoas ou situações, que pode ser usado de modo manipulativo, abusivo e dominador, mas ser de caráter neutro, não sendo nem bom e nem ruim.
Para Cohen, “dentro dos limites razoáveis, é possível conseguir tudo o que se deseja, se estiver ciente das opções, testar suposições, correr riscos calculados e basear-se em informações sólidas, acreditando que se tem poder”.
(COHEN, C. You can nagotiate anything:how to get what you want. Secaucus: Lyle Stuart, 1980, p. 54)
O poder cega, mas quem o possui enxerga o que lhe interessa. (Autor desconhecido)
O verdadeiro poder é a consciência do poder. (Autor desconhecido)
TEMPO
Implica o período durante o qual o processo de negociação acontece.
A forma como o tempo é usado pode dizer sobre a pessoa que está negociando.
Quanto mais uma parte souber estimar o prazo-limite do oponente, maior será o seu poder, uma vez que o tempo é essencial para o sucesso em uma negociação.
O tempo tudo clarifica e não há estado de espírito que se mantenha inalterado com o passar das horas.
(Thomas Mann)
A mais lamentável de todas as perdas é a perda do tempo. (Philip Chesterfield)
INFORMAÇÃO
Refere ao efeito de se informar sobre algo ou sobre alguém, e afeta a avaliação da realidade e as decisões que serão tomadas. É provável que, quem tiver o maior conjunto efetivo de informações tem mais possibilidades de obter um melhor resultado na negociação, por poder elaborar mais adequadamente sua estratégia de ação e desenvolver melhor suas habilidades, para assim conseguir um melhor desempenho na sua atuação. Isso envolve enxergar o tempo por um olhar sistêmico.
Há conhecimento de dois tipos: sabemos sobre um assunto, ou sabemos onde podemos buscar informação sobre ele. (Samuel Johnson)
Só existe opção quando se tem informação. (Gilberto Diemnstein)
Para aproveitar melhor as oportunidades e ter uma