ATPS DE T CNICA DE NEGOCIA O
Curso: Administração
Disciplina: Técnicas de Negociação
FABRÍCIO REIS DA SILVA RA:9902001401
Nome e RA
Nome e RA
Nome e RA
Nome e RA
Nome e RA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PROF: SEBASTIÃO MAZIN
SÃO CAETANO
2014
Passo 1
INTRODUÇÃO
Está pesquisa tem por objetivo aprimorar o conhecimento sobre o termo negociação e mostrar suas variáveis básicas, e para isso usaremos varias definições na visão de diferentes autores.
A origem do termo negociação remete ao latim negocium, palavra formada pela junção dos termos nec (nem, não) + ocium (ócio, repouso), cujo significado preciso é o de atividade difícil, trabalhosa. (ROSALEM e SANTOS, 2007).
CONCEITUAÇÃO DE NEGOCIAÇÃO NA VISÃO DE DIFERENTES AUTORES
De acordo com JUNQUERA (1985, P.28), “a negociação é um processo contínuo que começa com a preparação (antes do encontro das partes), desenvolve-se (encontro das partes) e continua com o controle e a avaliação (após o encontro das partes), até a próxima negociação (se houver)”.
Negociação é uma atividade que coloca frente a frente dois ou mais atores, que unidos por uma interdependência, se engajam voluntariamente para enfrentarem as divergências existentes, em busca de um caminho satisfatório, não violento (acordo efetivo), que levem em conta a realidade do outro, visando por fim a estas divergências, e deste modo, criar (ainda que temporariamente), manter ou desenvolver uma nova relação entre eles (DUPONT, 1982 P.23).
A negociação é um processo em que partes distintas tomam decisões individuais e interagem entre si, a fim de alcançar, um consenso entre seus interesses e objetivos, tentando satisfazer suas expectativas e chegar a um acordo (FISHER et.al. 2005). Segundo BERLEW (citado por Carvalhal, 2011). "Negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos, se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo."
Negociação é uma troca