Aprendizagem motora
Curso de Licenciatura em Educação Física
DA APRENDIZAGEM MOTORA AO TREINAMENTO TÉCNICO
Aline Paula
Laila Souza
Thais Marta
Manhuaçu - MG
2013
Laila Souza
Thais Marta
DA APRENDIZAGEM MOTORA AO TREINAMENTO TÉCNICO
Manhuaçu – MG 2013 DA APRENDIZAGEM MOTORA AO TREINAMENTO TÉCNICO
Aprendizagem motora possui amplas explicações por diversos autores, mas de uma forma em geral, entende-se como um processo de desenvolvimento, adaptação e aperfeiçoamento de habilidades motoras. O processo de aprendizagem motora é determinado por diversos fatores internos (experiência motora, o nível inicial, etc.) e por fatores externos (feedback, linguaguem, meio ambiente, entre outros).
A aprendizagem tem um conceito amplo que sintetiza a aquisição, relativamente prolongada de experiências que permitem ao indivíduo manifestar diferentes opções de comportamento, as quais se manifestam nas suas ações quando ele enfrenta tanto as exigências diárias da vida cotidiana, como as do esporte. Aprender, é basicamente um processo de aquisição, obtenção permanente de experiências. Muitas destas ocorrem de forma espontânea, assistemática e ocasional.
Com bases em algumas definições de aprendizagem motora, pode se concluir que o objetivo da aprendizagem motora é realização de tarefas motoras, técnicas de movimento que facilitem ao individuo obtenção de uma determinada meta. Desta forma, podemos concluir que aprendizagem motora pode ser resumida, segundo SCHMIDT (1993), nos seguintes princípios: que aprendizagem resulta de prática ou experiência; a aprendizagem não é diretamente observável; mudanças na aprendizagem são relativamente permanentes e não transitórias; a aprendizagem envolve um conjunto de processos no sistema nervoso central.
O processo ensino-aprendizagem é limitado por fatores internos (o talento e a capacidade de aprendizagem, motivação e as experiências anteriores) e externos (constituição fisica, a informação, o nível de instrução e