Análise de cobre em cachaça
Curso Técnico em Química
ANÁLISE DE COBRE EM CACHAÇA
Campinas
2013
ANÁLISE DE COBRE EM CACHAÇA
Campinas
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 RESULTADOS OBTIDOS 13
3 DISCUSSÃO 16
4 CONCLUSÃO 17 BIBLIOGRAFIA 18
1 INTRODUÇÃO
1.1 MÉTODO DE ABSORÇÃO MOLECULAR NO ULTRAVIOLETA E VISÍVEL
1.2 COBRE
O elemento de transição cobre é um metal de coloração vermelha discretamente amarelada, com um brilho levemente opaco de aspecto agradável, possui número atômico 29, massa atômica 63,55 g mol-, ponto de fusão de 1038°C, ponto de ebulição 2927ºC, é um metal macio, maleável e dúctil. O símbolo químico do metal é Cu, originado do latim “cuprum”, em alusão ilha de Chipre onde acredita-se que tenha sido encontrado pela primeira vez.
É encontrado na natureza na forma de calcopirita CuFeS2, principalmente, existem outros, porém este apresenta um teor mais alto do metal, além de ser um dos metais que podem ser encontrados em estado elementar.
O cobre foi o primeiro metal extraído e transformado pelo homem, tendo sido o mais importante em tempos mais antigos da história porque, além de estar disponível em grandes quantidades e na época, quase na superfície do solo, era muito apropriado para a fabricação de armas e ferramentas, objetos de arte e adornos.
1.2.1 Cobre No Organismo
Cobre (Cu) é um elemento vestigial essencial para os seres humanos e animais. No organismo, o cobre varia entre as formas Cu1+ e Cu2+, embora a maior parte do cobre do corpo esteja na forma de Cu2+. A capacidade de cobre para aceitar facilmente e doar elétrons explica seu importante papel nas reações de oxidação-redução (redox) e na eliminação de radicais livres. Embora seja dito que Hipócrates tenha prescrevido os compostos de cobre para o tratamento de doenças antes de 400 A.C., os cientistas continuam a descobrir novas informações sobre as funções de cobre no