Relatório aas cachaça
- Conhecer os princípios da técnica e funcionamento do equipamento de absorção atômica com chama; - Determinar a concentração de cobre em amostras de cachaça, por absorção atômica com chama, utilizando a técnica de adição de padrão.
2 – Introdução
Em um atomizador eletrotérmico a atomização ocorre em tubo cilíndrico de grafite aberto nas duas extremidades, o qual possui um buraco central para a introdução de amostra por meio de uma micropipeta.O tubo tem aproximadamente 5 cm de comprimento e diâmetro interno um pouco menor que 1 cm. O tubo de grafite intercambiável se ajusta a um par de contatos elétricos cilíndricos de grafite localizados nas duas extremidades do tubo.Esses contatos são mantidos em um suporte metálico resfriado a água.São providenciados dois fluxos de gases inertes.O fluxo externo evita a entrada de ar externo e uma conseqüente incineração do tubo.O fluxo interno flui para as duas extremidades do tubo e para fora do suporte central da amostra.Esse fluxo não somente exclui o ar como também serve para eliminar vapores gerados pela matriz da amostra durante os dois primeiros estágios de aquecimento. A amostra sofre evaporação e incinerarão de forma usual. Entretanto,quando q temperatura do tubo aumenta rapidamente,a atomização demora pois a amostra não está mais diretamente sobre a parede do forno.Como conseqüência,a atomização ocorre em um ambiente no qual a temperatura não varia tão rapidamente.Por conseguinte,são obtidos picos mais reprodutíveis.A Figura 1 ilustra um atomizador eletrotérmico.
[pic]
Esquema de um atomizador eletrotérmico O elemento a ser determinado, no estado atômico de vapor, absorve a radiação de um certo comprimento de onda pela excitação de átomos do estado fundamental para um nível eletrônico excitado. Quando o átomo retorna ao seu estado fundamental a energia é emitida de frequência igual a diferença entre os estados de transição. Sendo assim, cada átomo possui região específica