Guilherme pinheiro
Emerson Nilândio de Sousa Rocha
RESUMO
Esta pesquisa tem por objetivo contribuir para o esclarecimento do conceito de ética e sua historicidade, ramificando-o em novas concepções como a de bioética por exemplo. O conteúdo do presente trabalho é voltado á área de pesquisas médicas, visando em suma examinar a presença ou não da ética nas pesquisas científicas realizadas com animais não humanos vivos.
Palavras-chave: Ética, Saúde, Bioética e Pesquisa Científica.
1. INTRODUÇÃO
A palavra ética é um conceito amplamente discutido e pouco vivenciado ao longo da história, fato que tem se atenuado na contemporaneidade. Muito se fala em ética, ética política, ética médica, bioética, ética na educação, ética na saúde, ética no trabalho e etc., porém o grande público pouco ou nada sabe a respeito do verdadeiro significado da palavra.
A palavra ética provém do grego ethos que originalmente significava “morada”, mas que passou a significar “o modo de ser” que um determinado indivíduo ou grupo de indivíduos adquire ao longo do tempo. Portanto a palavra ética é um termo diretamente ligado ao de sociedade, tornando-se assim um conceito amplo e que gera certa ambiguidade. Ao longo do tempo as sociedades sofrem mudanças mais ou menos significativas, mudam também os indivíduos que a compõem e a forma como esses indivíduos pensam, o que infere diretamente em mudanças no significado de ética.
Determinadas ações podem ser consideradas éticas em um país e antiéticas em outro ao mesmo tempo. Na Idade Média a tortura era considerada prática legítima em vários casos, porém é totalmente considerada ilegal nas sociedades contemporâneas. Um exemplo ainda recente na memória mundial data-se do século passado e mudou a história do globo. O governo nazista na Alemanha a partir de 1933, através do então Primeiro Ministro, veterano da Primeira Guerra Mundial Adolf Hitler, agiu na forma de