Trabalho sobre o hotel burj al arab nos emirados arabes
Escolhi esse hotel chamado Burj Al Arab, nome que significa Torre das Arábias (literalmente), projetado por Tom Wright, porque achei um projeto inovador e revolucionário na arquitetura contemporânea. Ele está localizado no Golfo Pérsico e foi construído numa ilha artificial; seus materiais, os principais aço estrutural e vidro, definem a sua estética e sua forma incomparável que imita a vela de um barco. Uma das construções mais caras do mundo, o hotel sete estrelas representa muito bem a Dubai futurista, refletindo a herança marítima do país e assemelhando-se a uma vela de um dhow (barco árabe), além do que, torna-se um ícone do mesmo. Sua estrutura desafiadora e sua forma luxuosa e atraente combina muito bem cor e luz, se adequando perfeitamente a sua função, que no caso é uma função habitacional turística de classe nobre, atraindo assim milhares de turistas de todas as partes do mundo.
A foto abaixo mostra o primeiro esboço feito em um guardanapo de papel pelo arquiteto Tom Wright como projeto para o hotel:
O cliente, o Sheik Said Khali, tinha dito para Tom Wrigh que queria um edifício que se tornasse ícone ou símbolo declarado de Dubai, e então começou a ser construído:
Função Sintática: O Burj Al Arab é uma estrutura ícone que tem uma ótima relação com teu entorno já que Dubai é conhecida mundialmente como uma cidade “moderna” e nada mais moderno que o hotel, que revoluciona no uso dos materiais e na estrutura. A cidade também impressiona pela “coleção” de arranha-céus e largas avenidas, e uma obra magnífica como essa combina perfeitamente como toda essa tecnologia e globalização. Apesar, que se for comparar Dubai com uma outra parte da cidade, logo se percebe a diferença e o impacto que o edifício causa na natureza, e por isso ele foi desenvolvido para simbolizar a transformação urbana em Dubai.
Função Semântica: O hotel representa inovação; mas, além disso, representa também privacidade, proteção e