Quimica
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA - QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA
QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA
PRÁTICA
3a série integrada
Profas Ana Maria de Resende Machado Míriam Stassun dos Santos
Belo Horizonte - 2007
CROMATOGRAFIA
CROMATOGRAFIA I - INTRODUÇÃO
A cromatografia faz parte de um importante grupo de métodos de separação, permitindo-nos separar, isolar, identificar e quantificar substâncias, mesmo em misturas muito complexas.
A cromatografia é um método físico-químico de separação dos componentes de uma mistura, realizada através da distribuição destes componentes entre duas fases, que estão em contato íntimo. Uma das fases permanece estacionária enquanto a outra move-se através dela. Durante a passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, os componentes da mistura são distribuídos entre as duas fases, de tal forma que cada um dos componentes é seletivamente retido pela estacionária, resultando em migrações diferentes destes componentes.
O termo cromatografia deriva-se das palavras gregas “chrom” - cor e “graphe” - escrever, embora o processo não dependa da cor, exceto para facilitar a identificação dos componentes separados.
II - ASPECTOS HISTÓRICOS
Os termos “cromatografia”, “cromatograma” e “método cromatográfico” são atribuídos ao botânico russo MIKHAEL SEMENOVICH TSWETT na Inglaterra, que em 1906, utilizou estes termos em dois trabalhos descrevendo suas experiências na separação dos componentes de extratos de folhas e gema de ovo, onde usou colunas de vidro recheadas com vários sólidos, finamente divididos, e arrastou os componentes com éter de petróleo.
Paralelamente nos Estados Unidos, DAY separou sais orgânicos e amostra de petróleo. Apesar destas experiências, considerou-se que a época moderna de